PUBLICIDADE

Pedro Taques assina protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques assinou, hoje, em Ji-Paraná (RO), o protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica. O documento também foi assinado pelos vice-governadores do Acre e Rondônia, Nazaré Araújo e Daniel Pereira, respectivamente. Trata-se de mais um esforço dos governos estaduais em prol do plano de cooperação assinado entre o Brasil e a República Popular da China.

O acordo assinado por Taques prevê que os três governadores vão buscar condições de cooperação entre si, reunindo informações técnicas e esforços políticos em prol da efetivação da parceria Sino-Brasileira no que tange a infraestrutura ferroviária e projetos complementares.

A intenção, segundo Pedro Taques, é unir esforços para avançar nos estudos de viabilidade da conexão ferroviária. “Esta é uma obra muito importante para Mato Grosso. Estamos muito animados com a visita. Nos anima mais ainda o fato do governo federal tratar publicamente da ferrovia como um projeto estratégico para o Brasil. Mato Grosso ajuda muito o Brasil, agora, o Brasil também precisa ajudar Mato Grosso e os estados produtores”.

O texto destaca que a colaboração ocorrerá em base de igualdade e de proveito recíproco, de acordo com as possibilidades disponíveis, sendo sempre operacionalizada mediante prévio e adequado instrumento jurídico que serão firmado entre as partes. O protocolo de intenções assinado pelo governador não implica transferência de recursos financeiros entre os Estados, determinando-se que os ônus decorrentes de ações específicas são de responsabilidade dos respectivos partícipes.

O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, afirmou que a expectativa do país é tirar do papel esse sonho secular da ferrovia transoceânica, ligando o Brasil e a China pelo oceano pacífico.

Fazendo um resgate da relação política entre os dois países, ele lembrou que China e Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 1974 e que naquele ano as relações comerciais eram de apenas 57 milhões de dólares. No ano passado esse valor foi de 86 bilhões de dólares.

Em 2012 o nível de relação estratégica se tornou global, com os dois países liderando questões mundiais na área econômica e comercial. No entanto, para ele os dois países ainda podem fazer muito mais pelo crescimento econômico e social de ambos os países.

“Nosso acordo é baseado na igualdade e benefício mútuo, visando trazer benefício para os dois países. Estamos satisfeitos com nossa relação de cooperação, mas queremos mais. Nossa relação de cooperação pode ser maior em razão da grandeza das economias dos países”, disse.

O embaixador afirmou que é preciso criar mais condições favoráveis e eliminar obstáculos, um deles, a grande distância física que separa os dois países. “Eu já ouvi esse sonho muitas vezes, o da rodovia transoceânica. Depois da declaração conjunta entre os presidentes do Brasil, Peru e embaixador da China, assinando um protocolo de empenho político para a viabilidade do projeto, nossa expectativa é tirá-lo do papel em breve”, disse o embaixador.

O protocolo considera a parceria estratégica entre os dois países e os 35 acordos assinados pela presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, no último dia 19 de maio. Sendo que um deles prevê o estudo de viabilidade de implantação da Ferrovia Transoceânica.

O governador Pedro Taques destacou a grande produção agrícola de Mato Grosso e pregou a união dos estados, superando barreiras burocráticas, para que a saída pelo pacífico seja concretizada.

“Mato Grosso produz um quarto de tudo que o Brasil produz de proteína vegetal. Em 10 anos vamos produzir 200 milhões toneladas de grãos. Mas sozinho não conseguiremos exportar tudo isso. Por isso é tão importante essa cooperação técnica com Acre e Rondônia, criando uma via de exportação pelo pacífico. Precisamos dos chineses e dos outros estados. Estamos no caminho certo”.

A vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo, também destacou a iniciativa inédita de cooperação entre os Estados e ressaltou que a saída para o oeste é uma luta histórica para aquele estado. O vice-governador de Rondônia também destacou o sonho da ferrovia, aumentando a competitividade dos estados da região.

A comitiva do embaixador Chinês e empresários, junto com o governador Pedro Taques, a vice-governadora do Acre e o vice-governador de Rondônia seguem hoje a tarde de ônibus até Vilhena e chegam a Comodoro, já em Mato Grosso, nesta terça-feira (09) de manhã. “Amanhã os senhores passaram pelas terras mais produtivas do país e verão de perto o argumento para a construção dessa ferrovia que trará benefícios para todo o país, não só para esses três estados. Esse sonho vai se tornar realidade agora”, destacou Pedro Taques.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE