quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Pedro Henry é condenado por dois crimes e absolvido por um

PUBLICIDADE

O deputado federal mato-grossense Pedro Henry (PP) foi condenado, pela maioria dos votos do pleno do Superior Tribunal Federal (STF), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso conhecido como “mensalão”. Para um terceiro crime imputado ao parlamentar, o de formação de quadrilha, ele foi absolvido pela maioria. O presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, terminou de ler, agora há pouco, seu voto. Ele acompanhou integralmente o parecer do relator do caso, condenando todos os réus, com a exceção de Antônio Lamas. Porém, independente de seu posicionamento, a situação de Henry não mudou.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, votou pela condenação do parlamentar de Mato Grosso nos três crimes (corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha). Os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Celso de Melo acompanharam o voto do relator para os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro Já o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello absolveram o parlamentar destas acusações.

Já para o crime de formação de quadrilha a maioria não entendeu como o relator. Foram seis votos pela absolvição de Henry e apenas dois pela condenação (os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Fux).

(Atualizada às 18h35)

Leia mais
Mensalão: Pedro Henry é condenado pelos ministros do STF

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE