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Pedágio em rodovias no Nortão e Médio Norte devem ficar em média a R$ 11

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Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, disse que o modelo de concessão das rodovias de Mato Grosso garante tarifas acessíveis, com pedágios em torno de R$ 11,70 nas rodovias Rota do Arinos, que corresponde a 237,5 km das MTs 160/220/242/338 no Nortão, em Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Juara e Tapurah; na Rota da Produção, que corresponde a 418,5 km das MTs 160/235/249/480 no Médio Norte, em Diamantino, São José do Rio Claro, Campo Novo dos Parecis, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Marilândia, Santo Afonso e Tangará da Serr; e Rodovia da Integração, que corresponde a 308,3 km das MTs 020/326 em Paranatinga, Campinápolis, Água Boa e Canarana. A cobrança só deve começar após as empresas, que assinaram contratos ontem, com o governo estadual, fazerem as obras de melhoras exigidas.

“Nossa prioridade é estrada boa, sinalizada, sem buraco. Mas serão feitos alguns investimentos. Algumas passagens urbanas serão duplicadas, algumas passagens urbanas terão viadutos, ao longo dos anos se faz uma terceira faixa onde for necessário”, afirmou.

O secretário falou sobre a previsão de 45 mil empregos, diretos e indiretos, gerados pela concessão e investimentos por parte das operadoras que superam R$ 7 bilhões. Deste montante previsto, R$ 3,5 bilhões são correspondentes a despesas operacionais e R$ 3,6 bilhões em investimentos de infraestrutura, incluindo manutenção, melhoria do pavimento e obras estratégicas. “Com a concessão, teremos 30 anos de manutenção garantida, além de investimentos que vão melhorar a trafegabilidade, o transporte escolar, o transporte intermunicipal e, principalmente, o direito de ir e vir do cidadão”, completou Marcelo de Oliveira.

Marcelo ressaltou que a fiscalização das concessionárias ficará a cargo da Agência Estadual de Regulação (Ager), garantindo qualidade, segurança e serviços como guincho, resgate e apoio ao usuário. Entre as inovações previstas, estão a implantação do sistema free flow, que permite o pagamento eletrônico sem filas, e a pesagem em movimento, que agiliza a passagem de caminhões em épocas de maior produção. “Você evita filas para pagar o pedágio, isso é uma vantagem. Outra vantagem é ter a pesagem com o carro em movimento. A gente precisa fazer isso porque na época da produção ficam filas longas por conta da passagem no pedágio e na balança. Por isso essas medidas são importantes, porque você evita filas”, disse.

O secretário concluiu reforçando que o governo de Mato Grosso deve entregar cerca de 7 mil km de asfalto até o fim de 2026, garantindo mobilidade, segurança e desenvolvimento em todas as regiões do Estado.

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