Com a legenda que preside na lista daquelas que supostamente teriam sido vetadas pelo PSDB como possíveis aliadas nas eleições municipais deste ano, em especial na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) garante que respeitará as particularidades regionais do Estado no pleito deste ano e que só não aceitará compor com os tucanos na capital.
“Eu não sou do tipo imperador ou coronel do partido. Já avisei aos diretórios municipais que vou deixar que eles decidam o que acharem melhor para o município deles. O único veto que eu coloquei foi quanto ao PSDB em Cuiabá, mas nós já temos candidato. Vamos lançar o Julier Sebastião”, disse o presidente estadual.
À frente do PSDB em Mato Grosso, o deputado federal Nilson Leitão negou que o partido tenha vetado composições com o PDT. Líderes de legendas que compõem o bloco do qual fazem parte os tucanos também afirmaram que alguns pedetistas chegaram a participar da última reunião entre os dirigentes das legendas. Outros, no entanto, sustentam que em alguns municípios, o PDT não tem sido convidado para os encontros.
Quanto à disputa pela Prefeitura de Cuiabá, Zeca afirma que, com um pré-candidato definido, o partido trabalha agora na construção de alianças com outras legendas. Disse ainda que não chegou a discutiu a possibilidade de uma composição com o PMDB e o PR, que vêm formando outro bloco partidário para o pleito, mas que também não descarta nenhum tipo de negociação com os dois partidos.
Julier Sebastião, que deixou a magistratura para concorrer ao governo em 2014, mas teve a candidatura frustrada, se filiou ao PDT em dezembro com o propósito de disputar a Prefeitura de Cuiabá.