O PSD, sigla presidida em Mato Grosso pelo vice-governador Chico Daltro, analisa a possibilidade de apresentar proposta aprimorada para revisão da Constituição Federal, conforme bandeira alçada pelo presidente nacional, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Especialista na área jurídica e membro da direção municipal do PSD de Cuiabá, Zaluir Assad, autor de obras referente à Constituição Estadual, estuda mecanismo propositivo para a instituição de "nova" Carta Magna no país, via proposta partidária. No Congresso Nacional se discute a Assembleia Nacional Constituinte "Revisora".
Presidente da Assembleia Legislativa e principal líder do PSD estadual, o deputado José Riva também defende a revisão do tema, chamando a atenção para a urgência da implementação na prática dos direitos dos municípios. Entre os questionamentos do parlamentar está a forma de distribuição dos recursos, onerando as gestões públicas municipais que recebem fatia reduzida na divisão do bolo arrecadado pelo governo federal.
A proposta de mudanças em relação à Constituição Federal, remetendo necessariamente alterações na Constituição Estadual e na Lei Orgânica dos municípios, surge como fator primordial para a consolidação de melhorias para os municípios. Riva é referência de parlamentar municipalista, tanto que os resultados de sua luta junto às gestões públicas garantiram ao PSD adesão em massa de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e parlamentares de várias legendas, como do DEM e do PP além do PR.
No bojo das análises está o Pacto Federativo, que prevê diretrizes sobre gestão de recursos relativos às unidades federativas, mas que até hoje limita os estados para gerir e aplicar a verba prevista em programas e projetos. Há sem dúvida um descontentamento geral dos prefeitos e governadores e nesse caminho, surge a batalha para mudanças na Constituição.