Decidido a não ficar de fora da disputa eleitoral de 2014, mesmo que o senador Blairo Maggi abdique de disputar a sucessão de Silval Barbosa (PMDB), o Partido da Republica (PR) formalizou ao juiz federal Julier Sebastião da Silva convite para que ele ingresse nas fileiras da agremiação e dispute o pleito do próximo ano.
O convite aconteceu no gabinete da 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa e foi formalizado pelo próprio anfitrião, deputado Mauro Savi, ao ainda magistrado que primeiro informou estar ali retribuindo uma visita recebida em seu gabinete e, segundo, por se encontrar em férias de seus afazeres de operador da Justiça. “Fiquei satisfeito com o tratamento que me foi dispensado e pelo convite formalizado pelo deputado Mauro Savi, mas qualquer decisão, se for tomada, tem seu tempo e sua hora”, disse Julier, evitando ao extremo qualquer tipo de fala ou posição que comprometesse sua imparcialidade enquanto magistrado federal.
A única insinuação política do magistrado, que demonstrou desenvoltura na conversa com o PR, foi o fato das ruas estarem se manifestando através de milhares de pessoas que buscam o novo e que para mudar é preciso coragem, determinação e principalmente não ter amarras de qualquer espécie que comprometa uma nova gestão e um novo modelo de governo. “Quando se tem vontade e determinação é possível mudar de opinião e de atuação”, frisou Julier, se referindo a possíveis aliados no futuro que foram julgados ou tiveram denúncias contra si acolhidas enquanto magistrado.
Como é o caso recente em que o juiz aceitou denúncia do Ministério Público contra o senador republicano Blairo Maggi no caso Home Care. A única certeza que se tem em relação às últimas posições de Julier é de que ele está querendo ser candidato. “É indiscutivelmente um nome de peso e respeito social muito grande e se o PR não tiver nas suas fileiras nome próprio tem mais é que abrir conversações e caminhar no sentido de disputar as eleições com uma nova candidatura republicana ou buscar uma coligação com os possíveis parceiros”, acrescentou Mauro Savi.
Savi é hoje uma das mais influentes figuras dentro do PR e não esconde seu anseio pela candidatura de Blairo Maggi ao governo do Estado, mas sinalizou que o mandato de um senador é de oito anos e em 2014 tanto ele como Pedro Taques (PDT) estarão na metade do mandato.