Hoje, a partir das 11:00h, a Prefeitura de Sorriso estará lançando as obras do parque ecológico, no bairro Recanto dos Pássaros. A solenidade vai contar com a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente (Sema), Marcos Henrique Machado, de acordo com a assessoria. Antes da solenidade, ele vai se reunir, a partir das 08:00h, com representantes da prefeitura e de diversas entidades, para discutir as questões de licenciamento ambiental. O encontro será na sala de reuniões da prefeitura.
O projeto do parque prevê a instalação de um lago, trilhas, arena, quiosque, playground e ciclovia, distribuídos em 122.280,33 m2. A obra, será implantada na área verde próxima ao cemitério. O custo total está previsto na ordem de R$440 mil, a serem arcados pelo Governo do Estado, através da Sema, e prefeitura. A previsão é que a obra seja concluída em 120 dias.
O licenciamento ambiental deve ser feito em um único nível. O município será responsável a partir da aprovação, pela Câmara Municipal, da nova Legislação Ambiental, pelo licenciamento em Sorriso. No processo, segundo ela, serão avaliados impactos causados pelo empreendimento como seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, a exemplo de explosões e incêndios.
A prefeitura de Sorriso assinou, ano passado, convênio com o Estado que prevê o cadastro de empreendimentos sujeitos a licenciamentos. O procedimento permite apenas cadastrar alguns empreendimentos e licenciar as demais atividades, considerando o grau de impacto ao meio ambiente.