O governador Silval Barbosa, o secretário de Saúde, Augusto Amaral, e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), assinam, na próxima segunda-feira, uma série de resoluções de pactuação com os municípios referentes ao Plano de Ações na Saúde (PAS). Aprovados pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) da Secretaria de Saúde (SES), estes documentos permitem a execução de procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade que vão atender cerca de sete mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.
São cirurgias de oftalmologia, urologia, ginecologia, oncologia, angiologia, além de cirurgias de hérnia e videolaparoscopia, que pretendem reduzir ainda mais a fila de espera dos pacientes em Mato Grosso. As execuções destes procedimentos foram pactuadas para os municípios de Cuiabá, Guarantã do Norte, Juara, Juina, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, Sapezal, Terra Nova do Norte, São Felix do Araguaia, Várzea Grande e Água Boa.
A solenidade de assinatura será realizada às 8h, no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP), próxima ao Centro Integrado de Apoio Psicossocial Adauto Botelho. Participam do evento também cerca de 50 secretários municipais de Saúde, além dos representantes dos 16 Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Mato Grosso.