PUBLICIDADE

Ouvidor do TCE diz que poder público precisa harmonizar suas ações

PUBLICIDADE

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e os órgãos de controle –  Ministério Público e Tribunal de Contas – têm a obrigação de harmonizar as suas ações no sentido de garantir o interesse público e assegurar o bem comum. Não podem funcionar como ilhas ensimesmadas, que pouco se comunicam. Precisam praticar a boa governança. Essa foi a tônica das manifestações do ouvidor geral do TCE-MT, conselheiro Antônio Joaquim, nos dois eventos em participou, ontem e hoje, em Aripuanã.

Na terça-feira à noite, o conselheiro se reuniu com dez vereadores da câmara para falar do projeto Democracia Ativa, por meio do qual o TCE vem oferecendo capacitações de parlamentares municipais sobre as leis orçamentárias,  transparência e contas de Governo e de Gestão.

Esta manhã, Antônio Joaquim fez a abertura do Programa Gestão Eficaz, que oferece capacitações para gestores em temas da administração publica onde o TCE verifica  maior incidência de erros. Á noite, atendendo convite da Faculdade de Sinop (FASIP), e o conselheiro Antônio Joaquim faz palestra na abertura de ciclo acadêmico falando sobre o tema Controle Social e Cidadania.

O programa Gestão Eficaz em Aripuanã contou com a participação de cerca de 200 servidores públicos de 10 municípios da região. Estiveram presentes os prefeitos de Aripuanâ, Ednilson Luis Faitta; de Colniza, Assis Raupp e de Juína, Hermes Lourenço Banjamin.  Também fizeram parte da mesa de abertura o presidente da Câmara Municipal de Aripuanã , vereador Erasmo Carlos Contadini, o secretário da Consultoria Técnica do TCE e coordenador do Gestão Eficaz, Bruno Anselmo Bandeira, a controladora interna de Aripuana, Luciene Coradine e o juiz de Direito da Comarca de Aripuana, Fabricio Savio da Viega Cartola.

O trabalho de orientação e parceria que vem sendo realizado pelo TCE-MT com as Câmaras Municipais, através do projeto Democracia Ativa e com as prefeituras, no Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz foi bastante elogiado pelos prefeitos e vereadores presentes.” Estamos aprendendo muito e com isso poderemos garantir melhorias para nossas cidades”, disse o vereador Erasmo Carlos. “O TCE tem avançado muito, nos orientando cada vez mais e fazendo com que possamos trabalhar com transparência e tranquilidade”, comentou o prefeito Ednilson.

Nesta edição do Gestão Eficaz, programa do TCE que completa 10 anos de existência aderiu as sugestões da controladora interna, Luciene Coradine que esteve participando do encontro dos Controladores Internos do TCE que ocorreu no final de agosto em Cuiabá. O curso foi muito bem aproveitado e nos aproximou mais da Consultoria Interna do Tribunal . Assim sugerimos que dentro da palestra sobre desafios contábeis fosse discutido aqui controle de patrimônio, almoxarifado e frota. “Estamos muito felizes porque fomos atendidos e irá ajudar muito”, disse. O próximo evento acontece no polo de Cáceres em novembro. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE