O senador mato-grossense Osvaldo Sobrinho (PTB) ressaltou, hoje, em plenário, o importante papel desempenhado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no desenvolvimento do agronegócio em seu estado. De acordo com o parlamentar, a Embrapa foi responsável pela viabilização da agropecuária na região, após várias tentativas frustradas que foram feitas independentemente por agricultores pioneiros que tentaram implantar, por exemplo, culturas de café, seringueiras e mandioca.
"Por vários e vários anos, os homens que foram para a região de Sinop empobreceram, sem ver perspectiva futura para seu negócio. Somente com o emprego de tecnologia adequada para aquela região, com a implantação do calcário para corrigir a acidez da terra, o estado começou a encontrar o seu caudal natural, começou a encontrar, realmente, a sua vocação agrícola", disse.
O senador referiu-se ainda à experiência "altamente exitosa" de introdução em Mato Grosso, pela Embrapa, do sistema produtivo baseado na integração das atividades agrícola e pecuária, sistema conhecido como integração lavoura-pecuária. Em sua avaliação, essa nova técnica tem possibilitado concomitantemente a conservação ambiental, o aumento da rentabilidade agrícola, o conforto e a maior produção animal, além de proporcionar melhor qualidade de vida, contribuindo para a fixação do homem no campo.
Em seu pronunciamento, Osvaldo Sobrinho alertou, no entanto, para a necessidade de se ampliarem os investimentos públicos na estruturação de uma rede de transportes moderna – incluindo rodovias, ferrovias e hidrovias – que permita o escoamento da produção agrícola da região a custos competitivos.