A decisão do deputado estadual Pery Teborelli (PV) de abandonar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar eventuais irregularidades nas obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo, em especial a do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foi criticada pelo deputado Oscar Bezerra (PSB), que presidirá as investigações.
Para o socialista, Taborelli não foi coerente, tendo em vista que o motivo de sua saída foi o fato de não ter sido eleito relator dos trabalhos. Mauro Savi (PR) é quem ocupará essa função. ‘Ele [Taborelli] precisa contribuir com a comissão. Não é isso que ele queria? Ou queria apenas a relatoria? Não pode ter essa regra de pernamecer na CPI apenas se ele tiver algum cargo nela’.
Apesar das críticas, Oscar afirmou que faria um apelo para que o deputado do PV mudasse de ideia. Já a decisão da deputada Janaína Riva (PSD) de abrir mão de sua vaga é definitiva. O nome mais cotado até agora para substituí-la é o do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).
A indicação do democrata, no entanto, vai depender de um novo acordo entre os dois blocos de partidos formados ontem. Isso porque Janaína é membro do bloco de oposição, que tem 10 parlamentares, enquanto Dilmar é do de situação, que conta com 14 deputados.
Segundo Oscar, caso Taborelli realmente fique fora da CPI, Dilmar poderia ser indicado pelo bloco da base governista e o PSD apontar outro substituto para Janaína. Líder do PSD na Assembleia, o deputado Gilmar Fabris já antecipou durante a sessão plenária de ontem, todavia, que o partido não deve pleiteiar a vaga da parlamentar devido ao fato de o ex-deputado José Riva ainda ser filiado à legenda. A saída de Janaína se deu justamente por ela ser filha do ex-presidente da AL.