A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa tentará um acordo entre os deputados Eduardo Botelho (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB), que já fecharam um acordo para um grupo de consenso nas eleições da Mesa Diretora. Com a saída de Emanuel Pinheiro (PMDB) da disputa, a oposição deve buscar um espaço na composição.
De acordo com o deputado Silvano Amaral (PMDB), é possível que não haja vaga já que foi fechado presidência, vice-presidência e primeira-secretaria. “Eu percebi que já teve um fechamento entre o Botelho e Maluf e temos que sentar para definir esse assunto com o nosso grupo. Temos que buscar pelo menos uma vaga para que abra chances de participação do grupo. Temos que ver se há essa vaga, pelo o que eu vi já fechou PSB, PSDB, PSD”, disse o parlamentar.
Amaral explicou que com a desistência de Emanuel, o processo de consenso até agora foi imposto pelos colegas. “Foi um processo meio que de forma imposta. O PMDB tinha uma vaga lá com o Emanuel e nas conversações com os candidatos também, mas com essa nova composição nós temos que conversar. Neste primeiro momento vejo que não temos espaço, mas tem que ser debatido, porque a Assembleia tem que ser de todos e não só de um grupo”.
O parlamentar ainda alertou que os colegas não podem deixar as minorias de lado na composição. “Penso que tanto o Botelho e o Guilherme não podem seguir pelo caminho da exclusão, isso é muito ruim. Penso que a participação, mesmo que pequena, tem que contemplar todos os grupos, e vamos brigar para que esse consenso comtemple todos”.