Pelo menos oito dos 24 deputados estaduais podem disputar a eleição municipal em 2012. O número corresponde a cerca de 33% do parlamento estadual que novamente entrará na disputa de um cargo eleitoral logo após a eleição de 2010. Esta é uma previsão inicial devido a pretensões já declaradas de alguns dos atuais parlamentares, mas este número ainda pode subir.
Do PMDB são cotados como candidatos Wallace Guimarães, Adalto de Freitas e Nilson Santos para as prefeituras, respectivamente, de Várzea Grande, Barra do Garças e Colíder. O PR também tem três nomes: Mauro Savi para Sorriso, Sérgio Ricardo para Cuiabá e Wagner Ramos para Tangará da Serra, de acordo com o Diário de Cuiabá.
Percival Muniz (PPS) é um dos mais empolgados na corrida à prefeitura de Rondonópolis. O tucano Guilherme Maluf também já colocou seu nome a disposição e conta com um fator importante, o fato do atual prefeito Chico Galindo (PTB) não ser candidato a reeleição, o que pode agregar um aliado político do grupo. O PTB de Galindo foi um dos principais aliados do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) na reeleição em 2008.
Na eleição municipal de 2008, dois então deputados foram bem sucedidos no projeto de disputar a prefeitura. Juarez Costa e José Carlos do Pátio (ambos PMDB) deixaram a cadeira do Legislativo estadual para concorrer, respectivamente, com sucesso as prefeituras de Sinop e Rondonópolis.