PUBLICIDADE

Obras de hospital universitário em Mato Grosso estão 80% concluídas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo de Mato Grosso atualizou o andamento das obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller e informou que 80% já foram concluídos. A licitação para a retomada das obras do novo hospital ocorreu em 2020 e a obra foi retomada em 2021. O projeto prevê a construção de oito blocos, 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios e diversas áreas de suporte, incluindo um banco de sangue e triagem.

O complexo hospitalar está localizado no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, e contará com 58,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 147 hectares, tornando-se o maior hospital do Estado. São investidos R$ 221,1 milhões, divididos entre o governo estadual e o federal, através da UFMT.

A unidade começou a ser construída em 2012 e deveria ter sido concluída em 2014, antes da Copa do Mundo, para que a estrutura servisse de apoio médico durante o evento. No entanto, apenas 9% do projeto foi executado, o que levou à rescisão do contrato no final de 2014, ficando paralisada por sete anos.

Após a paralisação, a estrutura ficou abandonada e, em gestões anteriores, chegou a ser condenada devido às condições do terreno, que sofria com alagamentos recorrentes. Além da drenagem, outros problemas apontados como inviabilizadores das obras eram relacionados ao sistema de captação de água e de esgoto.

A partir de 2019, por determinação do governador Mauro Mendes, a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística retomou o projeto e realizou todos os estudos necessários para viabilizar a retomada das obras. Toda a estrutura já construída foi escaneada, para definir se poderia ser aproveitada. Uma nova licitação foi realizada em 2020, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), no qual a empresa vencedora é responsável pela elaboração dos projetos e pela execução das obras. O Consórcio JL-MBM foi o vencedor do processo e assinou o contrato ainda em 2020. Após elaborar os projetos, as obras recomeçaram em novembro de 2021.

O hospital é construído em uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e além de atender os moradores, auxiliará na formação de profissionais de saúde. Com a conclusão da obra prevista para este ano, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação do governo federal, será responsável por equipar a unidade e por sua administração.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro desgovernado atinge poste em rodovia de Colíder

Um Fiat Pálio Fire branco colidiu num poste, ontem...

Começa amanhã exposição de veículos antigos em Nova Mutum

Cerca de 300 automóveis integrarão o espaço de exibições...

Termina hoje o prazo para pedir isenção de taxa do ENEM

Os candidatos que têm direito a não pagar a...

Carro tem pane, pega fogo e fica destruído em Mato Grosso

O Fiat Pálio Weekend foi consumido pelas chamas após...
PUBLICIDADE