O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) escolheu, ontem à noite, a lista sêxtupla da advocacia para preenchimento de vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso pelo Quinto Constitucional. Os escolhidos, respeitando a paridade de gênero, foram os advogados Ricardo Almeida, Dauto Passare e Sebastião Monteiro e as advogadas Jamille Adamczyk, Juliana Zafino e Michele Dorileo.
A lista será encaminhada ao Tribunal de Justiça, que fará a escolha dos três nomes que seguirão na disputa. Na sequência, o governador Mauro Mendes, como chefe do Executivo, homologará um deles para ascender ao desembargo.
Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT, abriu a sessão pública de arguição, pedindo a proteção superior e agradecendo a todos os diretores e conselheiros seccionais presentes. Gisela destacou a presença das mulheres neste processo de escolha em número de candidatas superior ao de homens, com a decisão da OAB de adotar a paridade de gênero, já pela segunda vez consecutiva, no Quinto Constitucional. “Uma evolução na garantia de direitos, no fortalecimento do processo democrático, que reflete dentro da nossa instituição e na sociedade”.
A sessão iniciou com a análise de recurso interposto pela candida Dione Almeida e três impugnações, feitas pela concorrente Daniela Echeverria, contra as candidaturas Angelize Neiverth, Jamille Adamczyk e Rosana Ramires. Por decisão unânime dos conselheiros, todas as interpeladas seguiram no pleito.
Em seguida iniciou a arguição dos candidatos e das candidatas, um a um se apresentaram e responderam aos questionamentos da banca de arguição.Para finalizar o processo de escolha, a votação foi efetivada eletronicamente com o imediato resultado exposto em tela.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.