Com a classificação de Sinop entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, o número de vereadores deve aumentar e, na próxima eleição, o município deverá ter 11 vagas na câmara. Como Só Notícias já informou, a estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta Sinop com 103 mil habitantes Para o presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini, este é o número que mais se aproxima do ideal para uma cidade desse porte.
“Na minha concepção, 13 vereadores seria o ideal. Nós tínhamos 15, o número caiu para 10 e se for mantida essa legislação, teremos 11 vagas no legislativo na próxima eleição”, disse o presidente, ao Só Notícias. Segundo Serafini, também poderá haver outra mudança, pois tramita na Câmara dos Deputados um projeto para ampliar para 19 vagas no legislativo nos municípios com mais de 100 mil habitantes.
“Caso seja aprovado, a partir de 1º de janeiro, Sinop poderá ter 19 vereadores. O que não minha opinião é demais. Considero desnecessário e desproporcional para a cidade”, afirmou. Se esse projeto for aprovado pela Câmara dos Deputados, diversos vereadores que não conseguiram se eleger poderão ocupar o cargo por pelo menos 2 anos (de 2007 até final de 2008).