Novo líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jota Barreto (PR) não acredita que a criação de um bloco independente possa atrapalhar a votação de matérias do interesse do governo do Estado. Com ampla maioria na base governista, o governador Silval Barbosa (PMDB) deve perder o PSD, que integrará o bloco, juntamente com o PP, que também já havia anunciado rompimento com a gestão de Silval, além do PSDB e PTB.
A previsão é de que cerca de dez deputados venham a integrar o bloco independente. Articulador do movimento, o deputado Walter Rabello (PSD) ressalta que o grupo não fará oposição, mas que os parlamentares querem ter autonomia para debater os projetos e não votar como pretende o governo.
Para Barreto, a criação do bloco independente não significa prejuízo para o governo no que concerne a base governista. "Quando se falta um ano para as eleições é natural que o lado político aflore com vias à reeleição ou outros projetos políticos, e vejo como natural a criação de blocos com cunho político. Mas, mesmo com a criação deste bloco independente, não acredito que haverá perdas para o governo, porque o PSD também integra a base governista", considerou.
O líder do governo ressalta que o bloco se trata de "posições políticas". "Manteremos a interlocução com todos os deputados, pois, possuímos um bom relacionamento, mas não acredito que terá prejuízo para o governo por se tratar de posições políticas", ressaltou.
Jota Barreto adiantou que o governador Silval Barbosa irá abrir agenda para receber os deputados, seja por bloco partidário ou individualmente. "Na próxima semana, devo me reunir com o governador para propor agenda com o ele e com o secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf. Para começar esta aproximação com os parlamentares, seja individualmente ou em bloco partidário", concluiu.