PUBLICIDADE

Novo centro onde funcionará Conselho Tutelar de Sinop será inaugurado amanhã

PUBLICIDADE

O movimento de Assistência Social Haydee Ribeiro de Oliveira foi o primeiro movimento de Assistência Social voluntário criado em Sinop no ano de 1981. A fundadora do movimento foi dona Nilza de Oliveira Pipino (filha de Haydee) que foi esposa de Enio Pipino – principal colonizador de Sinop.

O centro de assistência social foi construído em um terreno doado pelo colonizador Enio Pipino, na av. das Sibipirunas, com o objetivo de estimular o trabalho voluntário a serviço dos menores favorecidos, fundar creches assistenciais, promover o Natal dos carentes e fundar albergues noturnos e asilos.
As ações que foram executadas por esse movimento, incluíram cursos de artesanato em madeira, cursos para gestantes, para atendente de enfermagem e trabalhos manuais. Foram realizadas também outras atividades como campanhas para arrecadação de leite, distribuição de cestas básicas, aquisição de remédios e doação de passagens para pessoas carentes.

No dia 23/04/1982, foi o lançamento da Pedra Fundamental da Creche São Francisco de Assis e no dia 15/09/1989 foi realizada a inauguração da Creche, juntamente com uma campanha de arrecadação de fundos através de Bingos, Jantares, Almoços, Bazares Beneficentes e Festas do Copp.
E por decisão da diretoria atual ficou acordado a venda do terreno de propriedade do movimento para a construção de um Centro de Atendimento a Juventude, seguindo sempre os objetivos do mesmo e o entendimento das voluntárias das diretorias.
A venda do terreno foi realizada no dia 19/12/2003 para a Prefeitura Municipal de Sinop, que ficará sobre os cuidados e administração da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A Prefeitura construiu 263,07 m2, que vem a somar com a área já construída de 315 m2, resultando em um local amplo de 578,07 m2 que servirá a comunidade com serviços diversos: Centro de Referência de Assistência Social, que visa o atendimento integral às famílias da região em que está instalado, funcionamento do Conselho Tutelar e Atendimento a juventude, estimulando o protagonismo juvenil.

A atual administração da Prefeitura de Sinop irá disponibilizar 8 funcionários da Assistência Social que irão atender juntamente com os funcionários do Conselho Tutelar. A criação desse Centro, visa a descentralização das ações para regiões mais próximas a população, que não precisa mais se deslocar até o centro em busca de auxílio.

O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Renata Pauli Leitão, a diretoria do Movimento Haydée Ribeiro, dentre outras lideranças, estarão na solenidade, que começa às 17:00hs.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE