PUBLICIDADE

Novelli será relator de cartas de crédito do Poder Público estadual

PUBLICIDADE

Já está pronto o relatório composto pela Comissão Técnica instituída em março deste ano, por ordem do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano, para analisar a concessão de cartas de crédito e renúncia de receita pública para ressarcimento destes documentos que são utilizados para o pagamento de impostos, taxas e contribuições.

As cartas de crédito são o reconhecimento de dívidas do Poder Público estadual ofertadas aos servidores públicos que de posse das mesmas vão ao comércio e à indústria para trocá-las por valores abaixo do valor de face. Já o comércio e a indústria de posse dos documentos levam o mesmo para a Secretaria de Fazenda para compensá-las no pagamento de impostos, taxas e contribuições, só que pelo valor total.

A instituição desta comissão e o comunicado oficial ao governador Silval Barbosa (PMDB) levou o mesmo em maio deste ano a determinar que a Auditoria Geral do Estado (AGE) realizasse idêntico levantamento a respeito de todas as cartas de crédito e suas compensações.

Já em outubro, Silval Barbosa publicou o Decreto nº 766 que no prazo de 180 dias suspendeu a emissão de novas cartas de crédito, bem como compensações de documentos já concedidos e não resgatados, e determinou que ao findar deste prazo, todas as emissões sejam feitas exclusivamente na Secretaria de Administração (SAD) e após parecer e definição de cálculos de valores realizados pela Auditoria Geral do Estado.

O conselheiro José Carlos Novelli que em janeiro assume a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), será o relator da matéria que ainda vai para mais analises técnicas do conselheiro, além de abertura de prazos para que o governo do Estado, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, todos emissores de cartas de crédito, além da Assembleia Legislativa que não emitiu documentos mas aprovou a legislação que trata dos documentos de ressarcimento de dívidas públicas principalmente com os servidores públicos estaduais. A matéria passará ainda pelo Ministério Público de Contas (MPC) para parecer, sendo que até a tramitação por todos estes entes públicos não há como posicionar qual será o entendimento do Tribunal de Contas do Estado em relação as Cartas de Crédito.

O presidente, conselheiro Valter Albano, lembrou que este é um devido processo legal e que será garantido a todos os lados o direito a ampla defesa e ao contraditório, mesmo que não existam problemas ou irregularidades detectadas nas apurações levadas a efeito pela Comissão Técnica instituída pelo próprio TCE.

"Foram feitos levantamentos e o relatório está pronto, mas não é definitivo e pode sofrer alterações dependendo das ponderações das partes e do entendimento do relator da matéria", disse o presidente Valter Albano, apontando que não pode antecipar suas convicções a respeito do assunto para não precluiu no seu direito a voto da matéria que deverá ser apreciadas só no próximo exercício, ou seja em 2012.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...
PUBLICIDADE