Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso elegeram, há pouco, José Carlos Novelli para presidente, no biênio 2022/23. O vice-presidente eleito é o conselheiro Valter Albano, que também já presidiu a corte. O atual presidente, Guilherme Maluf, foi eleito corregedor-geral. A eleição foi por unanimidade. A posse será em 21 dezembro.
Será o terceiro mandato de Novelli para presidir a corte de contas. A primeira vez em 2006. A decisão de ser candidato único ocorreu mês passado e consensual entre os membros do pleno. Jose Carlos Novelli está no TCE há 20 anos.
“Assumo esta missão com orgulho, com grande responsabilidade e imensa gratidão por contar com a confiança e a colaboração de todos os meus amigos conselheiros. Agradeço também as inúmeras manifestações de apoio e carinho por parte dos servidores desta casa, das entidades que os representam, sendo elas Sinttcontas, Audipe e Asteconpe, assim como de autoridades e amigos”, declarou, através da assessoria.
Nos mandatos anteriores, foi o responsável pela implementação do Programa Consciência Cidadã, pelo início das transmissões on-line das sessões plenárias, pela criação do Sistema Aplic e implantação do Portal Transparência. Dentre muitos outros destaques, também foi em sua gestão como presidente que foi aberto o concurso público para procurador de contas e auditor substituto de conselheiro.
Nos últimos 4 anos, ele ficou afastado por conta de investigação em relação do ex-governador Silval Barbosa e obteve no Superior Tribunal de Justiça a decisão de reassumir suas funções em fevereiro deste ano.