A criação de uma nova zona eleitoral para Sinop deve ficar para 2007. A afirmação é da juíza eleitoral Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva. O pedido, que foi feito pelo juiz Clóvis de Mello e autoridades locais no mês de outubro, durante a inauguração do novo prédio do Cartório Eleitoral, está sendo estudado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A juíza explica que a implantação da zona que seria transferida de outra localidade, exigiria um procedimento de instalação e funcionamento, que correm o risco de não ficar prontos para as eleições de outubro. “Retirar uma zona eleitoral de algum lugar e trazer para outro, num ano de eleição, acaba complicando o sistema eleitoral. O fato é que estamos muito próximos da primeira eleição”, disse, em entrevista ao Só Notícias.
Desde o final do ano passado, o TRE está fazendo a reestruturação das Zonas Eleitorais no Estado. Entre os municípios contemplados está Guarantã do Norte (230 km de Sinop). “Existem outros municípios pleiteando a instalação de zona eleitoral, em locais onde ainda não há juiz eleitoral”, disse.
A criação de uma nova zona eleitoral dinamizará os trabalhos na comarca, que tem hoje mais de 86 mil eleitores e atende, além de Sinop, os municípios de Vera, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal e União do Sul. “Sinop é uma cidade que tem potencial para vir mais uma zona eleitoral é uma cidade em desenvolvimento e tem um número bastante elevado de eleitores”, enfatiza.
A nova zona funcionará no mesmo prédio do Cartório Eleitoral do município, que foi inaugurado em outubro e conta com um espaço amplo com capacidade para aumentar o quadro efetivo.