PUBLICIDADE

Nova reitora toma posse e promete buscar recursos para melhorar estrutura da UFMT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu posse à nova gestão da instituição para o quadriênio 2024-2028. A reitora, professora Marluce Souza e Silva, e o vice-reitor Silvano Macedo Galvão, foram empossados no Teatro Universitário da UFMT e deram posse aos pró-reitores e secretários que compõem a gestão responsável pela direção da universidade nos próximos quatro anos. A cerimônia foi prestigiada por parlamentares, ex-reitores e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou que a universidade e a sociedade podem esperar da nova gestão muito trabalho e uma relação forte com diferentes atores sociais, além de dignidade para estudantes e servidores da UFMT. A professora também enfatizou o compromisso de acesso a recursos financeiros para a qualificação da universidade através do programa PAC Universidades, que prevê investimentos nas universidades públicas brasileiras para realização de obras e ações necessárias para melhor atendimento de necessidades de professores, estudantes e técnicos.

“Nós temos o compromisso de liberação orçamentária através do PAC Universidades. A universidade está completando 54 anos e tem uma estrutura muito antiga, com deficiências. Nós precisamos de vagas para a nossa universidade, para professores, servidores técnicos e também precisamos de laboratórios, assim como assistência estudantil para os nossos jovens trabalhadores, porque senão eles vão embora. Temos uma evasão de 10 mil estudantes e não podemos permitir que isso aconteça novamente”, reforçou a reitora que durante o discurso saudou conquista de reitores anteriores e agradeceu novamente ao processo democrático realizado na UFMT.

Para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, há um compromisso de retomada do apoio às universidades públicas representado com aumento nos valores de bolsas de pesquisa, a realização de concursos públicos e o PAC das universidades. “Aqui na UFMT, a prioridade é o Hospital Universitário. Cuiabá pode ter tranquilidade que vai ganhar um novo hospital universitário funcionando com equipamentos para garantir mais atendimento e formação de profissionais pela universidade. Com o PAC, vamos manter e ampliar os investimentos, como a reitora falou aqui da importância da retomada para o funcionamento integral do câmpus de Várzea Grande”, ressaltou o ministro sobre a aplicação de R$ 40 milhões pelo Orçamento 2025.

Durante a solenidade, o vice-reitor, professor Silvano Macedo Galvão, comentou sobre a importância do apoio para a gestão 2024-2028. “Buscamos o melhor futuro para a UFMT no ensino e aprendizagem de forma democrática, assegurando práticas exitosas e buscando alternativas para o avanço acadêmico. Aprendemos com a UFMT, enquanto egressos, cada vez mais a buscar soluções para o processo de ensino e aprendizagem, assim como toda a logística inerente a UFMT. Precisamos assegurar a permanência de acadêmicos e acadêmicas com assistência estudantil e instrumentos pedagógicos que assegurem que todos tenham acesso ao estudo”, enfatizou o vice-reitor.

A cerimônia de posse contou com a presença de três ex-reitores; Luzia Guimarães (1992-1996), Fernando Nogueira (1996-2000) e Hermut Forte Daltro (1988). O reitor no período 2020-2024, professor Evandro Soares da Silva, realizou a transmissão de cargo e felicitou a reitora Marluce Souza e Silva pela nova gestão. “Juntos somos todos UFMT. Que a universidade possa crescer com a contribuição de cada reitor e cada reitora porque a função precípua da universidade é o atendimento social, para a sociedade mato-grossense e brasileira”, disse o ex-reitor que, em seguida, transmitiu o cargo para a reitora Marluce Souza e Silva.

A solenidade contou com as presenças do senador da República Wellington Fagundes, a deputada federal Gisela Simona; o deputado federal e secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, representando o governador Mauro Mendes; os deputados estaduais Julio Campos, Lúdio Cabral e Valdir Barranco. Representando as mulheres negras esteve na solenidade a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, professora Luciene Carvalho. A representação indígena esteve a cargo da professora Isabel Taukane, assessora de diversidade cultural da UFMT.

As reitoras da Universidade Federal de Rondonópolis, Analy Castilho Polizel de Souza, e da Universidade do Estado de Mato Grosso, Vera Lúcia da Rocha Maquêa também prestigiaram a posse da reitora Marluce Souza e Silva ao lado de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT, Diretório Central dos Estudantes, Associação dos Docentes da UFMT. A solenidade também contou com apresentações culturais de grupos indígenas, do Coral da UFMT e também da Orquestra da UFMT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE