PUBLICIDADE

Nova reitora toma posse e promete buscar recursos para melhorar estrutura da UFMT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu posse à nova gestão da instituição para o quadriênio 2024-2028. A reitora, professora Marluce Souza e Silva, e o vice-reitor Silvano Macedo Galvão, foram empossados no Teatro Universitário da UFMT e deram posse aos pró-reitores e secretários que compõem a gestão responsável pela direção da universidade nos próximos quatro anos. A cerimônia foi prestigiada por parlamentares, ex-reitores e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou que a universidade e a sociedade podem esperar da nova gestão muito trabalho e uma relação forte com diferentes atores sociais, além de dignidade para estudantes e servidores da UFMT. A professora também enfatizou o compromisso de acesso a recursos financeiros para a qualificação da universidade através do programa PAC Universidades, que prevê investimentos nas universidades públicas brasileiras para realização de obras e ações necessárias para melhor atendimento de necessidades de professores, estudantes e técnicos.

“Nós temos o compromisso de liberação orçamentária através do PAC Universidades. A universidade está completando 54 anos e tem uma estrutura muito antiga, com deficiências. Nós precisamos de vagas para a nossa universidade, para professores, servidores técnicos e também precisamos de laboratórios, assim como assistência estudantil para os nossos jovens trabalhadores, porque senão eles vão embora. Temos uma evasão de 10 mil estudantes e não podemos permitir que isso aconteça novamente”, reforçou a reitora que durante o discurso saudou conquista de reitores anteriores e agradeceu novamente ao processo democrático realizado na UFMT.

Para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, há um compromisso de retomada do apoio às universidades públicas representado com aumento nos valores de bolsas de pesquisa, a realização de concursos públicos e o PAC das universidades. “Aqui na UFMT, a prioridade é o Hospital Universitário. Cuiabá pode ter tranquilidade que vai ganhar um novo hospital universitário funcionando com equipamentos para garantir mais atendimento e formação de profissionais pela universidade. Com o PAC, vamos manter e ampliar os investimentos, como a reitora falou aqui da importância da retomada para o funcionamento integral do câmpus de Várzea Grande”, ressaltou o ministro sobre a aplicação de R$ 40 milhões pelo Orçamento 2025.

Durante a solenidade, o vice-reitor, professor Silvano Macedo Galvão, comentou sobre a importância do apoio para a gestão 2024-2028. “Buscamos o melhor futuro para a UFMT no ensino e aprendizagem de forma democrática, assegurando práticas exitosas e buscando alternativas para o avanço acadêmico. Aprendemos com a UFMT, enquanto egressos, cada vez mais a buscar soluções para o processo de ensino e aprendizagem, assim como toda a logística inerente a UFMT. Precisamos assegurar a permanência de acadêmicos e acadêmicas com assistência estudantil e instrumentos pedagógicos que assegurem que todos tenham acesso ao estudo”, enfatizou o vice-reitor.

A cerimônia de posse contou com a presença de três ex-reitores; Luzia Guimarães (1992-1996), Fernando Nogueira (1996-2000) e Hermut Forte Daltro (1988). O reitor no período 2020-2024, professor Evandro Soares da Silva, realizou a transmissão de cargo e felicitou a reitora Marluce Souza e Silva pela nova gestão. “Juntos somos todos UFMT. Que a universidade possa crescer com a contribuição de cada reitor e cada reitora porque a função precípua da universidade é o atendimento social, para a sociedade mato-grossense e brasileira”, disse o ex-reitor que, em seguida, transmitiu o cargo para a reitora Marluce Souza e Silva.

A solenidade contou com as presenças do senador da República Wellington Fagundes, a deputada federal Gisela Simona; o deputado federal e secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, representando o governador Mauro Mendes; os deputados estaduais Julio Campos, Lúdio Cabral e Valdir Barranco. Representando as mulheres negras esteve na solenidade a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, professora Luciene Carvalho. A representação indígena esteve a cargo da professora Isabel Taukane, assessora de diversidade cultural da UFMT.

As reitoras da Universidade Federal de Rondonópolis, Analy Castilho Polizel de Souza, e da Universidade do Estado de Mato Grosso, Vera Lúcia da Rocha Maquêa também prestigiaram a posse da reitora Marluce Souza e Silva ao lado de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT, Diretório Central dos Estudantes, Associação dos Docentes da UFMT. A solenidade também contou com apresentações culturais de grupos indígenas, do Coral da UFMT e também da Orquestra da UFMT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão se envolvem em colisão na BR-163 em Lucas; 1 ferido

O acidente envolvendo a carreta e o caminhão foi,...

Idoso é atropelado por moto e morre no Médio Norte

O atropelamento de um idoso por uma moto Honda...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE