O presidente da câmara, Airton Pessi, vereadores e a secretária municipal de Saúde, Anke Schwabe, se reuniram, ontem, para tratar de alternativas para agilizar consultas e demais procedimentos no Pronto Atendimento (PA). Na semana passada, houve diversas reclamações de pacientes ou familiares quanto a demora no processo de triagem. Em alguns casos, pacientes tiveram que esperar mais de quatro horas nas filas.
Uma das sugestões dos vereadores, que foram a unidade, é referente aos Postos de Saúde realizarem, além do atendimento por agendamento, atendimento por livre demanda. Outra sugestão é a implantação de mais um Pronto Atendimento na região Sul da cidade.
A secretária argumentou que Nova Mutum faz muitos atendimentos de pacientes de outros municípios, o que sobrecarrega as unidades de saúde. Segundo a coordenação do PA, as reclamações registradas recentemente são de casos isolados devido a um número de atendimentos muito maior que o normal, informa a assessoria. A secretária deverá apresentar um levantamento sobre as possibilidades para reduzir no PA o tempo de espera em dias de pico.
Os vereadores Lucas Badan, Altair Albuquerque, Romeu Belém, Osmar Isoton, Alexandre Tavares, Cristiano Bicô e André Piter, o chefe de Gabinete da prefeitura, João Batista e a coordenadora do Pronto Atendimento Municipal, Sonia Maria de Ávila também participaram da reunião.