PUBLICIDADE

Nova Mutum: TCE suspende decreto transformando fundação em organização de saúde

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso vai avaliar a transformação da Fundação de Saúde em Organização Social, e, enquanto isso os efeitos do decreto estão suspenso pois o tribunal entende que deveria ser feita com autorização de lei específica.
O conselheiro relator Antonio Joaquim disse que a transformação da fundação em organização foi comunicada ao tribunal pelo presidente da entidade, Rui César Costa Balan.

Ele requereu a exclusão da Fundação de Saúde da competência do controle direto do TCE e até sua retirada do banco de dados da instituição. Por esse entendimento, a fundação deixaria de ser ente da administração indireta da prefeitura, passando a integrar o terceiro setor, sem a obrigação de prestar contas ao órgão de controle externo.

No parecer emitido no processo, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas opinou que, independente da natureza jurídica, a entidade está sujeita a fiscalização do TCE, por determinação constitucional. Segundo ele, as circunstâncias da transformação indicam que o interessado “busca incessantemente fugir do regime jurídico de direito público”, declarou, através da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados aprovam orçamento de Mato Grosso para 2026 com receita prevista de R$ 40 bilhões

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram hoje, em redação...

Pivetta assume temporariamente o comando do governo de Mato Grosso

O vice-governador Otaviano Pivetta assumiu temporariamente, desde ontem, o...
PUBLICIDADE