O Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais, promovido pela Prefeitura de Nova Mutum, mobiliza amanhã, autoridades estaduais e federais, investidores privados, especialistas em infraestrutura e empresas de transporte, além de lideranças do agronegócio, para retomar a formulação de alternativas concretas e viáveis ao setor ferroviário no país. O diretor-presidente da Rumo S.A, Júlio Fontana, apresentará, os planos de expansão e o projeto de ampliação da malha da principal empresa de logística e transporte ferroviário brasileira. A empresa é concessionária de 12 mil km de trilhos em seis Estados do Centro-Sul do País, incluindo as malhas Sul, Norte, Oeste e a Malha Paulista, cujo processo de renovação antecipada de concessão pública está em curso desde o início deste ano. A Rumo transporta mais de 60% da produção de grãos exportada a partir da região central de Mato Grosso. O plano de investimentos da empresa soma R$ 9 bilhões até 2020.
O simpósio será no sindicato rural de Nova Mutu, cidade polo de uma região de 500 mil habitantes e produtora de 20 milhões de toneladas de soja, milho e algodão.
A programação tem palesy consultor e ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo, Frederico Bussinger, que fará palestra sobre os desafios das ferrovias brasileiras. O tema também será debatido pelo secretário estadual de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Duarte; o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira; o presidente da Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo; o presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin; e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, avalia que a forte demanda pela redução de custos no escoamento das safras, expressa especialmente pelo setor produtivo rural, está diretamente conectada com o avanço nos investimentos em ferrovias. “Sabemos dos grandes gargalos que temos em relação à logística para escoar nossa produção. Precisamos buscar novas alternativas e, mesmo diante de um cenário de crise, vejo que é possível seguir com esse debate para que Nova Mutum entre na rota das discussões e que, no futuro, tenhamos em nossa cidade um porto seco”, afirma Adriano.
O presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro. O banco de fomento é um dos principais financiadores da expansão da malha ferroviária no país. O evento dedicado à construção da viabilidade das ferrovias terá, ainda, a presença do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, do diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos Macedo e dos secretários do Ministério da Agricultura, Neri Geller (Política Agrícola) e do Ministério dos Transportes, Dino Dias Batista (Fomento e Parcerias) e do secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Tarcísio Gomes Ferreira.
A informação é da assessoria.