PUBLICIDADE

Nova Mutum elabora diretrizes para crescimento nos próximos 30 anos

PUBLICIDADE

Nova Mutum está se preparando para atender as perspectivas de crescimento urbano e a demanda nos próximos 30 anos. Tratam-se das Diretrizes de Desenvolvimento Urbano, que até o mês de dezembro devem propor mudanças necessárias nas leis que regulamentam os fatores relacionados à expansão da cidade e ao crescimento populacional.

O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Administração através do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, mas envolve todos os segmentos da administração pública. Os estudos levarão em consideração um prognóstico de crescimento para 100 mil habitantes.

Para assessorar o trabalho, a prefeitura contratou a empresa Enio Luiz Perin – Arquitetura e Urbanismo, de Toledo/PR. Ela é conhecida nacionalmente em razão de serviços prestados na área de diretrizes e planos de desenvolvimento.

Com as mudanças que serão propostas, algumas leis que existem hoje, a exemplo da Lei de Zoneamento, de Parcelamento de Solo, o Código de Posturas e o próprio Código de Obras, terão que passar por readequações. “Como elas norteiam o plano diretor de Nova Mutum, este acabará sofrendo um remodelamento”, explicou o arquiteto Djoni Demozzi, que também acompanha o processo.

Segundo a secretária municipal de Administração, Telma Pinheiro Saravy, essas mudanças não vão significar prejuízo para a comunidade. “Muito pelo contrário. Com isso vamos evitar inclusive problemas como os registrados há algumas semanas no que se refere à comercialização de terrenos e chácaras nas imediações da cidade”, explicou.

As diretrizes levam em consideração ainda a disponibilidade de áreas para construção de novas escolas, postos de saúde, hospitais, praças, o fluxo do trânsito, malha viária e obras públicas de uma forma geral. O crescimento será ordenado de maneira a definir claramente futuras regiões residenciais, comerciais e industriais, considerando a infra-estrutura necessária para atender as necessidades, tanto logísticas como sociais, de cada setor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro rodovias estaduais passam por obras de recuperação em MT; duas no Nortão

Quatro rodovias estaduais sob concessão em Mato Grosso estão,...

Tarcísio de Freitas se reúne com lideranças de MT e elogia gestão de Mauro Mendes

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, principal...

Lucas do Rio Verde recebe R$ 4 milhões do Estado para Saúde; ‘vai aliviar orçamento’, diz Callai

O presidente da câmara, Airton Callai (Republicanos), confirmou, hoje,...

Prefeito de Cuiabá critica resultados da educação e diz que buscará iniciativa privada

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, fez duras críticas...
PUBLICIDADE