segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Nova Mutum deve instalar mais 100 novas câmeras de monitoramento e reforçar segurança

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura anunciou a abertura de pregão eletrônico, na última sexta-feira (6), para contratar serviços para a instalação e configuração de sistema de segurança estruturado por áudio e vídeo de 100 câmeras em escolas e creches. Será feita montagem das estruturas (fixação de mão francesa, instalação de eletrocalhas, passar cabeamentos pelo forro, instalação de switch, câmeras) e configuração. A fase atual do certame consiste no registro de preços e as propostas devem ser enviadas até o próximo dia 25.

Foi destacado, pela gestão, na fundamentação do edital, que a medida configura uma “ampliação dos sistemas de segurança já implantados”, e “atualmente, as escolas já são possuidoras de guardas noturnos e agentes de portaria para controlar o fluxo de entrada e saída em suas dependências diuturnamente, além do monitoramento através de sistema de alarme em todas as unidades”.

Fatores como a crescente incidência de violência, vandalismo e o bullying no Estado e outras regiões do Brasil estão dentre os focos de prevenção. “As câmeras de segurança desempenharão um papel crucial na prevenção de comportamentos inadequados dentro das escolas. A simples presença pode atuar como um forte dissuasor para potenciais infratores”, segundo o documento oficial.

No caso de ocorrências dessa natureza, as gravações deverão viabilizar provas concretas para os trabalhos de investigação e medidas cautelares. Já o acompanhamento em tempo real e o posicionamento em pontos estratégicos, tais como corredores, salas de aula, entradas e áreas de recreação, ainda possibilitará a intervenção imediata em situações de risco (brigas, invasões ou emergências médicas).

Os serviços ocorrerão de forma fracionada em escolas na cidade e comunidade Pontal do Marapé.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: convênio destina R$ 365 mil para empregar reeducandos do regime semiaberto

A prefeitura firmou convênio com o conselho da comunidade...

“Agora Q Q Esse” conquista título de melhor bloco carnavalesco de Cuiabá

Com alas e samba-enredo focados nas histórias dos antigos...

Município em Mato Grosso teve o maior volume de chuvas na região mês passado, aponta Inmet

Nota técnica sobre os principais fenômenos meteorológicos que ocorreram...
PUBLICIDADE