O governador em exercício, Chico Daltro, garantiu, hoje, em Nova Mutum, a realização de processo vestibular, em janeiro de 2012, no município, no futuro campus da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat. No encontro com lideranças locais, acadêmicos e professores, foi assinado decreto oficializando a criação de um grupo de trabalho que vai avaliar e conduzir o processo de estadualização da faculdade Uninova (que é local e mantida por uma fundação). No decreto consta que, o grupo de trabalho será formado por representes da vice-governadoria, secretaria de estado de Ciência e Tecnologia, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, Prefeitura de Nova Mutum, União do Ensino Superior de Nova Mutum – Uninova e Câmara Municipal de Vereadores. Consta ainda que, “o grupo de trabalho instituído deverá apresentar o relatório final de suas conclusões ao governador, e que o grupo poderá constituir grupos técnicos com a finalidade de assessorá-los”.
De acordo com Chico Daltro, o grupo de trabalho tem 60 dias para apresentar os resultados do estudo. Daltro também falou que Mutum tem um diferencial com relação a outros municípios que também pleiteiam um campus da instituição. “Um prédio moderno, laboratórios e toda infra-estrutura necessária para o funcionamento, ou seja, o município está doando e dando todas as condições para que a Unemat inicie suas atividades”, falou.
O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, voltou a frisar que “ato de hoje, demonstra que existe empenho coletivo pela estadualização. Será muito importante para nosso município. Com uma instituição de ensino estadual, Nova Mutum passa a ter status de cidade universitária, tornando-se um pólo educacional dentro do Médio Norte. Uma das possibilidades futuras é, inclusive, a ampliação do número de cursos. O acesso ao ensino superior gratuito vai possibilitar que mais mutuenses ingressem no 3° grau”, falou.
O presidente da Assembleia, José Riva, o reitor Adriano Silva, da Unemat, Neri Geller, deputado federal, Dilmar Dal Bosco, deputado estadual, José Lacerda, secretário chefe da Casa Civil, Dionei José da Silva, vice-reitor da Unemat, além de autoridades locais e cerca de 150 pessoas, representantes de entidades, acadêmicos, estudantes e pessoas da comunidade participam do encontro, no auditório da Uninova.
A Uninova atualmente oferece, atualmente, 5 cursos: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Agronomia, Ciências Agronômicas e Técnico em Analista de Sistema – e dois cursos de pós-gradução. A estrutura física conta com 17 salas de aulas, laboratório de agronomia e três de informática.
Foto: Só Notícias/Marcio Uhde