PUBLICIDADE

Nova Lei da Pesca deve seguir a realidade em Mato Grosso

PUBLICIDADE

As adequações da Lei da Pesca devem seguir critérios que valorizem os profissionais do segmento, além de preservar o meio ambiente e observar as condições econômicas de cada município. A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), que participou das discussões com a categoria e governo do Estado, ontem, durante reunião do Colégio de Líderes, na presidência da Casa de Leis.

O presidente ainda lembrou que o debate é fundamental, pois com a legislação adequada, será possível fomentar a cadeia produtiva econômica e social da pesca com foco na sustentabilidade, além de aquecer o turismo, especialmente, por meio da pesca esportiva. Para Riva, também é preciso levar em consideração estudos que apontam a redução de peixes nos rios mato-grossenses.

Após amplo debate, o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Lacerda, se comprometeu a finalizar nova proposta e encaminhá-la para análise dos deputados estaduais. O projeto deverá ser concluído em até 60 dias. Expectativa é que seja encaminhado até o final deste mês. Os relatórios das 13 audiências públicas realizadas nas cidades polos também serão observados pelos especialistas.

Até lá, permanece em vigor a Lei 9.794 de 2012, de autoria do deputado estadual Zeca Viana (PDT). A revisão foi necessária diante dos impactos econômicos e sociais provocados com o rigor dessa lei e que afetou os pescadores ribeirinhos e comerciantes ligados ao setor. Ela substitui a lei 9.096 de 2009, de autoria do ex-deputado estadual Sérgio Ricardo (PR).

De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense de Ecologia e Pesca Esportiva (Amepesca), Antenor Alves Junior, a categoria defende a flexibilização na lei, ou seja, 125 quilos de peixe para os pescadores profissionais e de cinco quilos ou um exemplar para amadores, por semana. "Se não revogar, a lei criará confusão para o setor. A pesca é permitida, mas restringe o transporte do peixe e a população não sabe disso", questionou Alves.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançada pela prefeitura chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Governo de MT inaugura amanhã 23 km de asfalto no Médio Norte

O governador Mauro Mendes vai inaugurar nesta quarta-feira (17),...

Sinop: Senado encaminha ao governo proposta criando Universidade Federal do Norte

A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência,...
PUBLICIDADE