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Nortão: tapa-buraco é iniciado na MT-320 mas serviço é questionado

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O governo do Estado começou a recuperação da MT-320 no trecho entre Nova Santa Helena e Colíder, onde uma equipe está tapando os buracos que praticamente tomaram conta da pista em um trecho de 23 quilômetros. De acordo com informações da equipe de obras, esse é um trabalho paliativo para dar condições de tráfego à rodovia para que depois seja feito a colocação de uma camada de três centímetros de asfalto.

O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, expressou descontentamento apontando que não está sendo cumprido o que foi combinado pelo Estado. “O que nós ouvimos do governo, no ano passado, foi de que esses 23 quilômetros teriam o asfalto velho, que já tem 26 anos, retirado e seria construído um asfalto novo. Infelizmente, não é isso que vai acontecer. Há pouco tempo atrás, tinha uma placa no trevo de Santa Helena que dizia que quase 6 milhões seriam aplicados para fazer a recuperação da rodovia, mas foram feitos apenas 7 km e um tapa-buracos no restante do trecho. Agora a licitação que foi feita é de apenas R$ 1,4 milhão. Como que vamos fazer a reconstrução do asfalto com apenas esse recurso? Não dá para fazer nem três quilômetros”, lamentou.

Ele aponta que toda a rodovia, de Santa Helena até Alta Floresta precisa ser recuperada. “Se não fizer um trabalho bem feito, vamos ter problemas muito sérios. Se não fizer agora, fica difícil acreditar que amanhã vai ser feito. É lamentável ver que o que foi combinado não está sendo cumprido e mais lamentável ainda saber que numa rodovia desta temos três deputados eleitos, um de Colíder e dois de Alta Floresta. E todos são do lado do governador. Será que juntos eles não conseguem resolver essa situação para a população e para todos que precisam dessa importante rodovia do Estado de Mato Grosso?”, questionou.

A MT-320 já tem mais de 30 anos e por ela é escoada a produção de vários municípios como Colíder, Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã, entre outros. O asfalto foi se deteriorando ano a ano e hoje encontra-se em estado lastimável.

Alguns motoristas que passam pelo local não acreditam que o serviço definitivo será feito antes do início da próxima temporada de chuvas e criticam o serviço de tapa-buracos. Igor Cezo, motorista que utiliza a rodovia diariamente, está desanimado com os prejuízos que seu caminhão está tendo. “Vai embora pneu, vai embora tudo, acaba com o caminhão. O governo tinha que fazer outro asfalto, vai só tapar os buracos mas isso não vai adiantar nada”, lamentou. De acordo com um funcionário da empresa que está trabalhando na obra, será feito esse tapa-buracos com solo cimento e depois jogada uma camada de 3 cm de CBOQ (asfalto quente).

Para passar no trecho de 23 quilômetros que está em estado mais crítico, os motoristas reclamam que leva cerca de 40 minutos. Para o caminhoneiro Orides Antonio Klen, faz anos que esse asfalto deveria ter sido recuperado, não apenas com tapa-buracos. “Eu faço esse trecho duas vezes por semana puxando cimento para a usina e isso aqui está uma calamidade. Faz tempo que entra ano e sai ano e só fazem esse tapa-buracos muito mal feito”, afirmou.

Reinaldo Ferreira, ex-morador de Colíder, também criticou o tapa-buracos. “Admiro a capacidade do governo do Estado de estar colocando terra nesses buracos. A gente vê que a condição é péssima. Nem no Pará, nas estradas de chão são ruins como essa, é bem melhor andar nas estradas de chão de lá do que nesse asfalto que a gente tem aqui”, afirmou

(Atualizada às 17:18h)

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