O prefeito de Nova Maringá (350 quilômetros de Sinop), João Braga Neto, informou, ao Só Notícias, que deve realizar algumas mudanças na equipe de secretários municipais. Ele não adiantou quais secretários serão substituídos, mas garantiu que as mudanças "vão oxigenar a administração". Braga Neto foi o primeiro prefeito de Nova Maringá (gestão 1993/96) e após 16 anos voltou a administrar o município.
O município tem 1,1 milhão de hectares de terras agricultáveis, dos quais atualmente duzentos mil hectares já são utilizados em plantio agrícola. A água é a segunda riqueza do município, que já tem duas usinas hidrelétricas funcionando e outras duas em construção. "Nova Maringá é ainda um tapete verde no mapa do Mato Grosso, com menos de 20% de sua área desmatada".
O município foi fundado em 1979 e sustentado até a última década pela indústria madeireira. Ainda hoje é um dos grandes “exportadores” de toras com projeto de manejo para municípios vizinhos e até cidades distantes como Sinop. O prefeito destacou que realiza ações para atrair grandes empresários do ramo madeireiro para que montem em Nova Maringá suas indústrias. "O município ainda tem fôlego para várias décadas de extração de madeira legalmente correta".
Ele apontou que após o município ter sido administrado pelo mesmo grupo político por 16 anos, teve algumas dificuldades com "vícios de administrações em sequência, que são inevitáveis e a folha de pagamento comprometendo mais de 50% da arrecadação para um município ainda criança. Com apenas cinco gestões é um problema sério e de difícil solução. Somado a isso, a falta de investimentos, pegamos o município com uma realidade pouco animadora, mas já foram resolvidos a maior parte dos problema. Conseguimos manter a folha equilibrada, cadastro dos imóveis foi refeito para elevar a arrecadação e fizemos uma política de corte de gastos, encerrando o ano com as dívidas pagas e um caixa razoável".