O campus experimental da Universidade Federal de Mato Grosso ainda não tem data prevista para começar funcionar em Santa Carmem (35 km de Sinop). Veiculado ao campus da instituição em Sinop, o pró-reitor Marco Antônio Araújo, disse, ao Só Notícias, que ao longo deste ano, devem ser iniciados os projetos de estruturação, como alojamentos e refeitório. A partir deles serão definidos os valores a serem investidos.
O pró-reitor confirmou que, juntamente com o prefeito de Santa Carmem, Alessandro Nicoli (PSD), têm buscado apoio político para viabilização da estrutura do campus experimental no município carmense. Informou já terem se reunido com parlamentares estaduais na tentativa de sensibilizá-los para destinação de recursos por meio de emendas.
A doação de aproximadamente 100 hectares, foi feita prefeitura de Santa Carmem para o campus, em dezembro passado. Nele, devem ser desenvolvidas inicialmente, atividades experimentais dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.