PUBLICIDADE

Nortão: MP espera perícia para denunciar candidato por extorsão a prefeito

PUBLICIDADE

O Ministério Público de Peixoto de Azevedo (200km de Sinop) aguarda a ‘degravação’ de um DVD pela Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), com as imagens gravadas durante a investigação que culminou com a prisão em flagrante do pecuarista Vanderlei Galvan (PT), 49 anos, candidato a prefeito em Matupá, para denunciá-lo formalmente pelo crime de extorsão. Ele é acusado de exigir R$2 milhões do prefeito eleito Fernando Zafanoto (DEM), alegando ter supostas provas de compra de votos e, em troca, não iria incriminá-lo.

Galvan permaneceu três dias preso e, em 23 de outubro, foi liberado após o MP ter acolhido pedido impetrado pela defesa. Na época, o ministério considerou não haver comprometimento na apuração dos fatos mesmo Vanderlei estando livre.

Segundo o promotor Adriano Roberto Alves, não há prazo para que o conteúdo do disco seja transcrito. O tempo necessário dependerá exclusivamente do volume de serviços dos peritos.

Prescreve o artigo 158 do Código Penal que a extorsão é caracterizada por “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa”. A pena varia de quatro a dez anos de reclusão.

No processo investigatório, o candidato derrotado foi monitorado pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) Conversas foram gravadas, assim como imagens de Vanderlei recebendo um pacote onde estariam R$20 mil, que segundo o MP, seria um adiantamento. Ele foi preso em 23 de outubro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definida construção de nova sede de uma das primeiras creches em Lucas do Rio Verde

O governo estadual definiu, ontem, a formalização de convênio...

Indígenas protestam contra a ferrovia Sinop-Miritituba durante a COP 30

Lideranças do povo Munduruku foram recebidas, hoje, em Belém,...
PUBLICIDADE