PUBLICIDADE

Nortão: ministra confirma novo levantamento do desmatamento

PUBLICIDADE

Após uma hora de intensos debates, a portas fechadas, em uma sala do aeroporto de Sinop, entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Justiça, Tarso Genro, o governador Blairo Maggi, o prefeito Nilson Leitão, o vice-presidente da Assembléia, Dilceu Dal Bosco e representantes do Ibama, Sema, entre outros, foi definido que haverá nova vistoria nos 19 municípios mato-grossenses onde o desmatamento teria aumentado consideravelmente, ano passado, de acordo com os dados do INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-, considerados “mentirosos” pelo governo mato-grossense.

A ministra Marina Silva anunciou que, “enquanto a vistoria (que será feita em conjunto entre governos federal e estadual) não for concluída, continuará tendo validade o decreto presidencial proibindo abertura de novas áreas para agricultura ou extração de madeira em florestas”, nestas cidades – incluindo Marcelândia, Alta Floresta, Juara, Juína, Paranaíta. Porém, as indústrias madeireiras que já têm projetos de manejo florestal para retirada selecionada de árvores para serem beneficiadas, não serão prejudicadas.

A ministra não admitiu que os dados do INPE estejam errados quanto a área desmatada em Mato Grosso. “Os dados com quais trabalhamos estão corretos para fiscalização e contenção do desmatamento. Nós trabalhamos em cima dessas informações até agora e tem dado certo. Não podemos ficar numa discussão se é desmatamento ou não, porque depois o leite já foi derramado”, enfatizou.

Nos bastidores, porém, técnicos admitem que a quantidade desmatada é bem menor que a anunciada. Ela disse que o balanço “não é o índice exato de desmatamento. É um alerta para os órgãos ambientais fortaleceram fiscalização aos desmates ilegais”, afirmou. O sistema de fiscalização está sendo definido em conjunto entre Exército, Polícia Federal, com a Força Nacional, polícia ambiental e Sema.

Apesar de não se reunir com o setor produtivo, Marina também pediu apoio do segmento no controle do desmatamento, e confirmou que, durante sobrevôo na região, constatou que muitas áreas de matas ciliares foram destruídas. Em agosto, deve ser divulgado o resultado oficial da taxa de desmatamento no país, pelo sistema Prodi, que também confirmará a realidade das áreas apontadas pelo Inpe como as mais devastadas.

Antes de chegar em Sinop, conforme Só Notícias já informou, os ministros e o governador sobrevoaram o município de Marcelândia, apontado como ‘campeão’ em desmatamentos nos últimos meses de 2007.

(Atualizada às 14h33)

Leia ainda:
Maggi quer retratação de Governo Federal sobre dados de desmatamento
Ministros ‘inspecionam’ desmatamentos no Nortão
Governo quer Mato Grosso fora da lista dos municípios que desmatam a Amazônia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE