A prefeita de Nova Bandeirantes (506 km de Sinop), Solange Sousa Kreidloro, decretou situação de emergência devido aos estragos causados pelas chuvas na cidade. Entre os danos apontados, constam danificação de pontes; bueiros e do leito das principais vias que dão acesso as estradas vicinais que ligam a zona urbana ao Distrito de Japuranã; a Comunidade Astorga; ao Paraíso do Norte; ao projeto de assentamento Japuranã, (popular Gleba do Tenente); aos assentamentos que integram a denominada “antiga Fazenda Três – Cinco”.
O município tem destinado todo seu efetivo na recuperação com uso de maquinário de que dispõe e, tem auxiliado na recuperação de alguns pontos críticos, inclusive retirando de atoleiros caminhões que transportam madeira, com destino tanto a sede, quanto a cidade de Alta Floresta; caminhões boiadeiros transportando gado para abate e posterior comercialização interna e externa/exportação e caminhões com a colheita de arroz.
A gestão aponta que os fatos estão trazendo prejuízos econômicos “para a região, que, por conseguinte está exaurindo a capacidade de operação e financeira do município”. Consta ainda que “não obstante a todos os esforços e ações empreendidas até a presente data pela administração municipal, os problemas persistem, podendo inclusive comprometer o início do ano letivo escolar de 2014, cujo calendário prevê inicio para o dia 10/03/2014 em função da impossibilidade de acesso às escolas rurais, bem como o acesso da população em busca de atendimento médico-hospitalar á sede urbana do município, e principalmente a referenciade urgência e emergência HRAF, em função das cheias do rio Apiacás-MT 208 e inúmeros atoleiros ao longo da MT 208”.
Outra preocupação é quanto a produção de assentamentos rurais, dos bem como das comunidades rurais que não está sendo comercializada em feira municipal, pois os assentamentos denominados “Três Cinco, Comunidade Rural “Astorga”, e o Projeto de Assentamento Japuranã, (Popular Gleba do Tenente) não conseguem chegar até a cidade.
Conforme Só Notícias já informou, no Nortão, já decretaram situação de emergência Alta Floresta, Sorriso, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Carlinda, Nova Ubiratã e também no Médio-Norte, Nova Mutum.
Leia ainda
Decretada situação de emergência em Alta Floresta por conta das chuvas