A prefeitura de Colíder (157 quilômetros de Sinop) não tem previsão para abrir concurso público. Ao Só Notícias, o prefeito Noboru Tomiyoshi afirmou que o município não tem recursos para abrir o certame e contratar servidores efetivos. “O poder público tem limites. A gente pensa em fazer concurso, pois entendo que o servidor é o patrimônio maior, que guarda a história da cidade. Então é nosso desejo, mas temos que fazer bem pensado, para que, lá na frente, não tenha que desfazer de algumas coisas. Não podemos tomar decisão hoje e amanhã não conseguir honrar”.
Noboru lembrou que, antes de assumir a prefeitura, a atual gestão teve que organizar um processo seletivo para a Educação. Em novembro de 2016, o edital de seleção ofertou 187 vagas, para diferentes níveis de escolaridade. “Antes de assumir começamos a trabalhar nesta questão. É um processo demorado, que precisa de antecedência para não atrapalhar o calendário escolar. A gente não quer ficar todo ano fazendo teste seletivo, mas precisamos de equilíbrio fiscal”, afirmou.
O último grande concurso público para a prefeitura de Colíder foi realizado em 2012. Foram abertas 75 vagas, em 31 cargos. O certame teve 1,1 mil pessoas inscritas.