De malas prontas para sair do PDT, o produtor de soja Eraí Maggi, está sendo assediado para ingressar nos quadros partidários da situação e disputar o governo do Estado em 2014. Em um cenário até então vazio de lideranças partidárias para a sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Romoaldo Junior (PMDB), avalia que o nome do produtor e primo do senador Blairo Maggi (PR), preenche este espaço e deve unir todos os partidos da base aliada em torno de sua candidatura, como o PMDB, PR, PT e PSD.
Romoaldo afirmou que o PMDB ainda não oficializou convite ao produtor de soja, mas que o partido está de portas abertas para recebê-lo. O nome de Eraí Maggi está sendo costurado através do senador Blairo Maggi, que já afirmou reiteradas vezes, que não volta a disputar o governo em 2014, sendo que o produtor recebeu as bênçãos da presidente Dilma Rousseff (PT), que pediu que se lançasse candidato pela base.
Com isso, Eraí deve se filiar em algum dos partidos da base aliada, sendo mais propenso ao PR e PMDB, sendo que deve realizar o ato de filiação até o dia 5 de outubro, prazo final aos que planejam concorrer a cargos eletivos. "É uma especulação, mas com certeza é um grande nome que altera o cenário da disputa para 2014. Assim que confirmar sua saída do PDT, o PMDB irá oficializar o convite. É um quadro muito bom com o Eraí Maggi, que poderia trazer toda a base e garantir a unificação de todos os partidos", afirmou Romoaldo.
Para Romoaldo, o nome de Eraí Maggi reforça a coligação. Sobre eventual candidatura do juiz federal Julier Sebastião da Silva, Romoaldo aponta como um bom quadro para disputar o Senado. "Por enquanto, tudo são conjecturas", avaliou.
Secretário-geral do PR, deputado estadual Emanuel Pinheiro, considerou natural no processo que surjam novas candidaturas, sendo que destacou o enriquecimento do debate com a disposição de Eraí Maggi em disputar o governo do Estado. "O PR não voltou a se reunir sobre 2014, mas com estas mudanças, provavelmente iremos voltar a debater, não deliberamos sobre, mas é claro que ele pode ser convidado para se filiar ao partido", disse.
Pinheiro destaca que mais novidades devem acontecer durante esta movimentação partidária para garantir novos nomes na disputa. "Os partidos estão em movimentação, e trouxe uma mudança, porque até então, a eleição estava em um voo solo, e não existe isso em uma disputa, quanto mais candidatos houverem, melhor para a população escolher", defendeu.
Sobre o nome de Julier, Pinheiro considerou que o juiz federal conseguiu "articular bem para disputar as eleições de 2014".