O prefeito de Sinop e vice-presidente da AMM-Associação dos Municípios de Mato Grosso-, Nilson Leitão, foi recebido em audiência hoje à tarde, em Brasília, pelo ministro da Saúde, Saraiva Felipe. Leitão reivindicou do Governo Federal a destinação de R$ 800 mil para a reforma do PA – Pronto Atendimento- e aquisição de novos equipamentos, dentre eles três leitos de estabilização e aparelhos de radiografia.
Outra cobrança foi para acelerar as obras do Hospital Municipal de Sinop, que está sendo construído ao lado do PA, e terá cerca de 70 leitos e unidades para UTI. “As obras podem estar sendo feitas em um ritmo mais intenso e poderemos antecipar a conclusão do hospital. Se o governo quiser poderá ser concluído este ano”, afirmou o prefeito sinopense. A construção do hospital foi autorizada pelo então ministro da Saúde do governo Fernando Henrique, José Serra, que esteve em Sinop, em 2003.
A construção é feita por etapas e os recursos são liberados após serem feitas as medições do que foi feito na obra, por fiscais do Governo Federal.
“Sinop precisa com urgência deste hospital municipal. A prefeitura vem bancando, desde o meu primeiro mandato, os atendimentos no PA e sabemos da grande carência de aumentar a capacidade de internação, atendimento em UTI e outros procedimentos com o funcionamento deste hospital que tanto lutamos para trazer para Sinop”, disse o prefeito. “O ministro mostrou-se sensível às nossas reivindicações e disse que vai aguardar a aprovação do orçamento da União deste ano, pelo Congresso, para decidir se será possível atender o que pedimos”, acrescentou Nilson, em entrevista ao Só Notícias.
Também participaram da audiência os prefeitos Altamir Kurten, de Claudia, Valter Farias, de Nova Canaã, e o vice-prefeito de Feliz Natal, Valderei Pessineli, além do deputado Ricarte de Freitas Junior e o secretário de Saúde de Sinop, Helder Umburanas,
Para os demais municípios foram reivindicados projetos de saneamento básico.