A Câmara dos Deputados confirmou que o suplente Nelson Barbudo (PL) vai ser empossado, na próxima semana, para exercer o mandato da deputada Amalia Barros (PL), falecida neste sábado à noite, em decorrência de complicações para retirada de nódulo no pâncreas. A data da convocação ainda será definida.
Barbudo foi deputado federal na legislatura passada, tentou a reeleição mas ficou na 1ª suplência. Ele é de direita, aliado do ex-presidente Bolsonaro e teve atuação destaca na agricultura e pecuária ao exercer seu mandato.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decretou luto oficial de um dia no parlamento. Em suas redes sociais, ele publicou: “Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos da nossa querida deputada Amália Barros, uma jovem lutadora pelas causas do Mato Grosso e da visão monocular. Ainda sem ter assumido o mandato, me procurou na Câmara dos Deputados para a aprovação da Lei 14.126/21, da qual foi incansável articuladora e que classifica a visão monocular como deficiência sensorial e estnde os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência. Uma conquista ímpar para o segmento”, informa a Agência Câmara.
Parlamentares federais, estaduais, prefeitos, governadores e diversas lideranças divulgaram mensagens de profundo pesar pelo falecimento de Amalia, que será sepultada nesta 2ª feira, em Mogi Mirim (SP), onde seu pai está sepultado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.