O prefeito Lírio Lautenschlager e os nove vereadores do legislativo de Nova Mutum, reuniram-se hoje, na câmara, para tratar dois assuntos de interesse público. A saúde e as mudanças que deverão ser promovidas a partir do próximo mês, na administração do Hospital Albert Sabin, bem como a implantação das subsecretarias nas comunidades Pontal do Marape e Ranchão.
Por orientação do Ministério Público, e exigência do Tribunal de Contas, o município deverá reassumir a administração do hospital, que atualmente é uma tarefa da Fundação Mutuense de Saúde. "É um assunto bastante delicado, para o qual estamos seguindo todas as orientações legais e precisamos do apoio de todos os vereadores e da comunidade", disse. Hoje, às 16h, prefeito e vereadores, junto com as respectivas assessorias jurídicas e os funcionários da instituição, estarão em uma reunião interna para tratar do assunto.
De acordo com o prefeito as decisões estão sendo bem detalhadas, de maneira que as partes envolvidas não sejam prejudicadas com as mudanças e o município consiga manter a sua unidade de saúde curativa em funcionamento. Após apresentar a situação e conversar com os vereadores e os funcionários do hospital, uma coletiva de imprensa deve ser convocada, para amanhã, levando as medidas que serão tomadas ao conhecimento de toda comunidade.
Com relação às subsecretarias, é interesse da atual administração descentralizar as linhas de ações nas comunidades Ranchão e Pontal do Marape. "Com uma estrutura física e uma pessoa responsável nas referidas comunidades, as soluções para determinados problemas tornam-se mais rápidas e eficazes, além de facilitar o acesso dos moradores aos serviços públicos", falou. Trata-se de um projeto de lei de autoria do Executivo, que está em tramitação na Câmara.