O Mutirão da Cidadania chega na próxima semana à sua quinta rodada de atendimentos a municípios do interior do Estado neste ano. Dessa vez, Carlinda (10), Colíder (12), Peixoto de Azevedo (14) e Marcelândia (16).
O mutirão é realizado em conjunto pela coordenadoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e conta com a parceria de diversas entidades públicas e privadas.
O mutirão da Cidadania leva até às comunidades, uma série de serviços e atendimentos gratuitos. Em todos os municípios, durante todo o dia de realização do mutirão, será possível emitir gratuitamente documentos, como carteiras de trabalho e identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), além de serviços como cortes de cabelo, atendimento médico, orientações sobre direitos do consumidor, programas sociais, palestras educativas, apresentações culturais, entre outros.
Os atendimentos à população, através do mutirão da cidadania já atenderam mais de 100 mil pessoas, em todo o Estado. Eles tiveram início, em 2003 em Cuiabá, onde eram realizados nos bairros periféricos. Em 2005, o projeto ganhou o interior do Estado e nesse ano está realizando uma série de atividades, garantindo o atendimento a todas as regiões do Estado.
Até o momento, já foram atendidas as populações dos municípios de Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, Ouro Branco, Rondonópolis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Reserva do Cabaçal, Paranorte (distrito de Juara), Sapezal, Campo Novo dos Parecis, São José do Rio Claro, à Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Nova Xavantina e Pontal do Araguaia.