PUBLICIDADE

Município de MT terá eleição suplementar em janeiro de 2011

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) agendou mais uma eleição suplementar em Mato Grosso. Dessa vez para o município de Rio Branco (356 km de Cuiabá), onde os eleitores voltam às urnas no dia 20 de fevereiro de 2011 para escolher novamente prefeito e vice-prefeito porque os candidatos eleitos em 2008 foram cassados. Com isso, sobre para 8 o número de cidades do Estado que realizaram pleito fora de época.

A data da eleição suplementar e o calendário eleitoral constam em portaria assinada na terça-feira (28) pelo presidente do TRE, desembargador Rui Ramos. O ato ainda precisa ser referendado pelo pleno do Tribunal, assim como a portaria que regulamenta as normas para arrecadação, gastos e prestação de contas da campanha.

A nova eleição em Rio Branco se deve à cassação por compra de votos do prefeito e vice eleitos em 2008 (Antônio Milanezi e José Miguel). Eles recorreram contra a perda de mandato, mas tiveram os recursos negados no último dia 7.

O TRE informa que os candidatos interessados em participar da eleição deverão ser devidamente escolhidos em convenções partidárias de 12 a 15 de janeiro. Já as legendas poderão requerer registro dos concorrentes até o dia 18 de janeiro.

Já realizaram eleição suplementar em Mato Grosso os municípios de Novo Mundo, Poconé e Campos de Júlio (que escolheram prefeitos e vice-prefeitos no último dia 5 de dezembro), Ribeirão Cascalheira (7 de novembro), Santo Antônio do Leverger (5 de setembro), Novo Horizonte do Norte e Araguainha (que realizaram o pleito em 31 de maio de 2009).

As eleições fora de época foram agendadas porque os prefeitos perderam os mandatos no primeiro biênio da gestão (2009/2010). Quem for cassado a partir de 2011, terá o sucessor escolhido de forma indireta pelas câmaras de vereadores para exercer mandato tampão.

Desde 2008, 21 prefeitos de Mato Grosso foram cassados – a maioria por compra de votos. Muitos deles, no entanto, retornaram aos cargos por força de liminares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT responderá no Conselho de Ética acusado de ofender parlamentar do PSOL

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Mauro Mendes compartilha com prefeitos em evento do TCE práticas de gestão; vídeo

O governador Mauro Mendes disse, hoje, para prefeitos, vice,...

Governo de Mato Grosso prevê crescimento na receita de 7% ano que vem

A secretaria de Fazenda detalhou, na segunda audiência pública...
PUBLICIDADE