O município de Cláudia (90Km de Sinop) vive hoje uma realidade de transformações. A cidade quer deixar de ter a economia local sustentada pelo extrativismo da madeira, responsável por 60% das atividades, para produzir e beneficiar produtos estratégicos como, por exemplo, a castanha-do-pará, fruticultura em geral e criação de frango caipira. Tudo isso em forma de associações e cooperativismo.
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT), em visita ao município, garantiu ajuda aos pequenos produtores que já estão organizados em cooperativas de Laticínios e Frango Caipira. “Precisamos de exemplos assim, que enxerguem a vocação do município para produzir determinados produtos e que o resultado desta produção seja realmente compartilhado com todos”, afirmou Valtenir.
O objetivo é fomentar o empreendedorismo que distribui melhor a riqueza da região. Em países como a Inglaterra e França, de cada sete habitantes, cinco possuem seu próprio negócio.
De acordo com o prefeito Altamir Kurten, cursos preparatórios estão sendo providenciados para que os próprios produtores passem a administrar as cooperativas. “A preparação é muito importante. Nós, enquanto poder público, queremos dar o pontapé inicial investindo também em uma fábrica de ração. Faremos um regime de comodato e com o tempo eles serão os próprios gestores do negócio. O que estamos implantando nesta região do Município de Cláudia é para que tenhamos uma nova perspectiva econômica e que venha a dar qualidade de vida aos nossos munícipes. Mas somente conseguiremos alcançar este objetivo com a ajuda de nossos parlamentares em Brasília, por isso, é muito importante esta visita do deputado Valtenir”, disse.
O município possui hoje 135 mil há de área aberta, o equivalente a 30% do território. “Precisamos preservar o restante e aproveitar a área já desmatada. Queremos o desenvolvimento de um modelo sustentável para o município”, explicou o presidente da Câmara Municipal, João Batista.