A Prefeitura de Sinop deve lançar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nas próximas semanas, com algumas modificações, no intuito de facilitar o pagamento por parte do contribuinte. A proposta da Secretaria de Finanças e Orçamentos aceita pelo prefeito Nilson Leitão, prevê arrecadar pelo menso 50% do valor total, aproximado em R$ 12 milhões.
A primeira mudança aconteceu na data inicial para arrecadação. Agora o primeiro vencimento do imposto é em 16 de março e não em maio, como nos anos anteriores. Outra novidade diz respeito ao número de parcelas. De seis passou para 10, o que na visão do secretário de Finanças e Orçamentos, Astério Gomes, deverá ser bem aceita pela população. “Estamos dando mais prazo para que o contribuinte possa fazer o recolhimento do imposto”, declarou.
Mas, para ele, o grande diferencial está no recadastramento imobiliário. No talão, que o contribuinte irá receber haverá uma ficha destacável com lacunas a serem preenchidas com os dados do proprietário do imóvel.
“Nosso maior problema hoje está diretamente relacionado com o cadastro imobiliário”, destacou Gomes. Para tanto, urnas serão espalhadas estrategicamente pela Cidade a fim de que a coleta destes dados seja eficiente. Para incentivar o recadastramento, um aparelho de dvd será sorteado entre os contribuintes que preencherem a ficha.
Os que optarem pelo pagamento em cota única, terão desconto de 10% no valor total do IPTU e concorrem a um carro zero km. E em três vezes o desconto é de 5% e o prêmio é uma motocicleta. As demais parcelas não têm desconto, mas a premiação é: um micro-computador para os que optarem pelo parcelamento em seis vezes e uma televisão 29 polegadas para 10 parcelas.
Os sorteios acontecem nos meses de abril (carro zero km), maio (motocicleta), julho (aparelho de dvd), agosto (um micro-computador) e dezembro (televisão 29 polegadas).