terça-feira, 10/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

MT entra na mira do ministério para exploração de gás de xisto

PUBLICIDADE

Mato Grosso está na mira do Ministério de Minas e Energia para a exploração de gás de xisto. O procedimento para procurar pelo recurso natural no Estado deve acontecer ainda este ano e ficará sob a responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo (ANP), vinculada ao ministério. A proposta foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff e anunciada pelo ministro Edison Lobão, ontem.

Além de Mato Grosso, a exploração deve acontecer também na Bahia, Maranhão e Piauí. Apesar de anunciar a medida, o ministro tratou de dizer que o país não sofre qualquer possibilidade de desabastecimento de gás. Segundo ele, a lei ampara medidas para que o ministério procure novos meios de ampliar o fornecimento do recurso.

De acordo com ele, a exploração deste tipo de gás está se intensificando no mundo inteiro, principalmente, nos Estados Unidos. Devido a isso, o Brasil também se sente na obrigação de investir neste tipo de política para aumentar a produção local. “O gás que não produzimos aqui, nós importamos, portanto, não há escassez”, disse.

O potencial brasileiro para este tipo de recurso natural ainda não está completamente mapeado. Xisto é o nome de um tipo de rocha e é fonte de combustível.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Wellington Fagundes confirma para março visita a Bolsonaro na prisão

O senador Wellington Fagundes (PL) disse, esta noite, que...

Prefeito de Sorriso apresenta RGA de 5,5% mas sindicato de servidores rejeita

A prefeitura informou, há pouco, que ofertou 5,5% de...

Ministério confirma mais auditores-fiscais em Sinop

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato...
PUBLICIDADE