O montante é resultado de uma viagem da comitiva do governo do Estado, liderada pelo governador Pedro Taques, à Brasília. Dentro dos recursos estão previstos aproximadamente R$ 470 milhões para o programa Pró-Concreto, que fará a substituição das pontes de madeira por concreto.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, a metade do montante será empregada na construção de pontes das rodovias em pavimentação do antigo MT Integrado, programa que foi absorvido pelo Pró-Estradas, que é hoje o maior conjunto de ações estratégicas focadas na melhoria da infraestrutura do Estado.
Ele explicou ainda que o antigo programa não previa em seu escopo as pontes, mas tão somente a pavimentação de rodovias. “Com esses recursos vamos viabilizar importantes programas que vão melhorar a infraestrutura do Estado”, declarou o secretário, que esteve na capital federal acompanhando o governador, na reunião nesta quarta-feira, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Para recuperação das rodovias serão destinados R$ 250 milhões para viabilizar o Pró-Estradas, eixo Reconstrução, programa que tem a meta de reconstruir 1.450 km dos 2.465 km de pavimento degradado atualmente identificados em Mato Grosso. Isso representa quase 50% da malha pavimentada estadual. Segundo o levantamento da Sinfra, são 27 trechos de rodovias em ruins ou péssimas condições de tráfego.
O eixo construção do Pró-Estradas também teve recursos assegurados pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho. O programa de pavimentação de rodovias ainda possui metade da linha de crédito a ser liberado na ordem de quase R$ 700 milhões.
A continuidade das obras foi destacada pelo secretário. “Havia uma desconfiança do mercado de que esse dinheiro poderia não vir. Em Brasília tivemos a confirmação que esse recurso estará disponível já em agosto. Obviamente, de acordo com o cronograma, primeiramente R$ 220 milhões e em seguida haverá a liberação conforme as obras forem andando”.