sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

MT: 40 mil assinam manifesto exigindo candidatos com ficha limpa

PUBLICIDADE

Mais de 40 mil assinaturas foram coletadas em Mato Grosso durante a campanha “Ficha Lima”, que pretende impedir que pessoas que respondem a processos na Justiça sejam candidatos. A proposta será entregue hoje ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), através de um projeto de iniciativa popular.

De acordo com o coordenador estadual do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, para ser apresentado o projeto era necessária a coleta de pelo menos 10,3 mil assinaturas em todo Mato Grosso, o que corresponde a 1% do eleitorado. “Felizmente, conseguimos coletar quase quatro vezes mais que o mínimo exigido”.

Os números finais da campanha “Ficha Lima” serão apresentados hoje em Brasília pelas entidades que defendem o projeto de iniciativa popular. Em todo o país, é necessária a coleta de pelo menos 1,3 milhão de assinaturas.

Ceará comemora o número de assinaturas coletadas em Mato Grosso. Isso porque, há 10 anos, quando foi aprovada a primeira lei de iniciativa popular no país, apenas 9 mil assinaturas foram coletadas no Estado para apresentação da lei 9.840/99, que prevê maior agilidade na cassação decorrente de compra de votos. “Isso mostra que as pessoas têm reagido contra a impunidade e querem participar mais do combate à corrupção”, pondera o coordenador do MCCE. Entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), Ministério Público Estadual (MPE) e a Procuradoria da República também se engajaram nessa campanha.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE