PUBLICIDADE

MT: 362 candidatos concorrerão ao pleito e 52 estão sub júdice

PUBLICIDADE

A justiça eleitoral informou que 362 candidatos concorrerão a cargos eletivos no pleito de 3 de outubro deste ano. Quatro candidatos ao governo, sete ao Senado Federal, 80 à Câmara dos Deputados e 253 candidatos à Assembleia Legislativa, além de suplentes de senadores e vice-governadores. Deste total, registros de 52 candidatos estão sub judice, ou seja, o Tribunal Superior Eleitoral deverá julgar os recursos que contestam as reprovações por parte do TRE.

Segundo informações da assessoria do Tribunal, a maioria dos casos (44) é de candidatos a deputado federal e estadual comcandidaturas indeferidas pelo TRE e buscam reverter a situação na instância superior. Já oito candidatos, entre eles dois ao governo, três suplentes de senador e três deputados estaduais, tiveram candidaturas deferidas pelo TRE, mas estão aguardando o julgamento dos recursos movidos pelo Ministério Público Eleitoral e por coligações concorrentes, que pedem impgnações

O número exato de concorrentes a cargos eletivos no pleito deste ano foi contabilizado após o TRE-MT encerrar ontem as atividades com sistema de registro de candidaturas. O “Fechamento do Cand”, como a operação é conhecida, antecede o início das cerimônias de preparação e lacre das urnas eletrônicas, previstas para acontecer a partir do próximo dia 13 de setembro.

Com o encerramento das atividades no sistema, todas as informações relacionadas aos candidatos não poderão mais sofrer alterações, consolidando assim os dados dos concorrentes que serão exibidos nos equipamentos de votação.

Substituição – A legislação eleitoral permite que partidos e coligações substituam os candidatos aos cargos proporcionais em até 60 dias antes da eleição, ou seja, até o dia 4 de agosto. Para os cargos majoritários, a substituição é permitida a qualquer tempo, desde que seja antes do início da abertura das urnas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito envia projeto de iluminação das travessias urbanas da BR-163 em Nova Mutum

O prefeito Leandro Félix entregou, ontem, uma proposta a...

Advogado Luiz Aranda é eleito presidente da UNESIN Sinop

O advogado Luiz Fernando Aranda foi eleito, ontem à...

Cacique mato-grossense cobra Lula por autorizar exploração de petróleo na Amazônia

Durante a "barqueata" que integra a programação da Cúpula...

Avança projeto que veta concursos apenas para cadastro de reserva em cidade de Mato Grosso

A Comissão de Previdência e Administração Pública da Câmara...
PUBLICIDADE