PUBLICIDADE

MPF investiga compra de avião na gestão Silval Barbosa

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar supostas irregularidades em um pregão para compra de uma aeronave seminova, avaliada em R$ 3,1 milhões, e repassada para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A aquisição foi realizada, em 2014, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Ocupava o cargo de titular da Sesp, à época, o delegado Alexandre Bustamante. Conforme a portaria que deu início às investigações, há a suspeita de que o valor pago foi superior ao praticado no mercado.

A investigação foi instaurada pela procuradora Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko, após o recebimento de denúncias de que o processo de compra do avião, um Baron 58 bimotor a pistão 2007, tenha sido feita por meio de atos de improbidade administrativa com prejuízo aos cofres públicos. A compra foi realizada com dinheiro obtido por meio de um convênio assinado por Silval e o governo federal.

Antes mesmo da instauração do inquérito, o governador Pedro Taques (PDT) encaminhou, em 25 de março, o contrato de aquisição para a Controladoria-Geral do Estado (CGE). A medida foi tomada em todos os contratos de grandes valores. Além disso, Taques havia determinado a suspensão do pagamento da última parcela do valor da aeronave, aproximadamente R$ 310 mil.

Para analisar o caso, a procuradora solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU), responsável pela análise das contas de convênios entre Estados e municípios com o governo federal, informações sobre o andamento do julgamento das contas relativas ao convênio entre Mato Grosso e o Ministério da Justiça no que se refere à compra do avião. No despacho Denise pede, caso as contas já tenham sido julgadas, o acórdão do julgamento realizado no TCU.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE